Sejam Bem Vindos!

A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Iniciamos um novo tempo em nossa comunidade catequética! Vamos completar um ano com o método do RICA para toda a catequese! E ainda teremos muito para estudar, por isso uma das novidades para 2013 é o lançamento deste blog, onde teremos alguns aprofundamentos, testemunhos, textos relacionados e diversos estudo realizados pelos membros da CIVCComissão de Iniciação a Vida Cristã da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos.

Segue então um post do meu blog de catequese que tratei do início desta mudança:

Fonte: http://catequista.net/blog/blog2.php/iniciacao-a-vida-crista-catecumenato

Nossa comunidade catequética está adotando uma nova metodologia de trabalho, a proposta vem dos documentos da Igreja e traz uma catequese melhorada e repleta de vivências e experiências litúrgicas e mistagógicas:

INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ – CATECUMENATO

Objetivo do curso: aprofundar no estudo da nova metodologia dentro da atual caminhada da Igreja, tradicionalmente chamada de catequese, que evoluiu hoje para essa forma da iniciação cristã, que se mostra mais ampla do que o processo tradicional de catequese!

Adquira o seu hoje mesmo e inicie seu estudo! Vamos compreender um pouco?

Como de costume em nossas formações com o CIVC, iniciamos com a liturgia das horas, que permite vivermos a oração comunitária de toda a Igreja Católica!

Apresento a seguir alguns dos meus apontamentos, lembrando que o TEXTO-BASE fornecido pela coordenação (quem não recebeu solicitar uma cópia) contém mais detalhadamente os temas abordados:

A Arquidiocese de Brasília convidou as catequeses para que iniciassem os estudos sobre o Documento 97 da CNBB – Iniciação da Vida Cristã. A Paróquia Bom Jesus dos Aflitos aceitou e logo formou a COMISSÃO DE ESTUDOS, composta por catequistas da comunidade para adaptar a metodologia a nossa realidade paroquial.

A idéia de se modificar o modelo atual de catequese partiu do magistério da Igreja, iniciando-se com o Concílio Vaticano II  em 1964, depois editado o RICA – Ritual da Iniciação Cristã de Adultos, em 1972, este que serve como base para nossos estudos pois contém uma síntese doutrinal, litúrgica e pastoral de toda a metodologia nova; e logo surgiram outros documentos que refletiram sobre a necessidade da reformulação do tradicional método de catequese, como por exempo o Documento de Aparecida e por fim no Brasil temos o Documento 97 da CNBB.

A proposta é fazer com que o catequista se faça presente e acompanhe particularmente o crescimento e amadurecimento da fé do catequizando. Assim não existe mais a figura do catequista da turma “tal”, o catequista será global, comtemplando todas as etapas que o catequizando irá percorrer na catequese.

De início, todos os catequistas apresentarão as crianças, jovens e adultos oPré-Catecumenato, para inserí-los nesta nova proposta, e por isso, neste ano de 2012 ficará suspenso as celebrações da primeira eucaristia e da crisma, retornando somente no ano seguinte.

tempo litúrgico pascal é que ocorrerá as celebrações dos sacramentos da iniciação cristã daqueles que se preparam na catequese.

Os catequizandos que vierem de outras paróquias, e que não conhecessem o método, terão obrigatóriamente o Pré-Catecumenato da respectiva etapa, conforme sua idade.

A avaliação do catequizando é individual e sua caminhada será acompanhada de forma única e exclusiva, e o sacramento da eucaristia será recebido no momento que o catequista perceber que este estiver preparado, ou seja, professe fielmente e de forma íntegra a fé católica.

Algumas orientações importantes: se a criança ainda não tem 8 anos completos, pode receber o batismo através dos pais e padrinhos. Porém aos 8 anos completos e ainda não estiver batizado, terá a formação catecumenal miníma de 2 anos para receber os dois sacramentos da iniciação cristã: batismo e eucaristia, na mesma celebração.

O mesmo acontece com os jovens maiores de 11 anos, que deverão passar pelas etapas correspondentes a sua idade, que só receberão os três sacramentos da iniciação cristã na celebração da Crisma, ao final da formação catecumenal.

Eis um resumo dos passos da caminhada na iniciação da vida cristã:

PRIMEIRO PASSO É A EVANGELIZAÇÃO: QUERIGMA

É o tempo que não está destinado a doutrina mas sim a evangelização.
É necessário obter conhecimento sobre o candidato a catequizando.
É tempo de fé e conversão inicial – amor a Igreja!

SEGUNDO PASSO É A CATEQUESE: CATECUMENATO

É o tempo da mudança de mentalidade e de costumes.
É necessário o testemunho de vida e a profissão de fé.
É o momento de passar a doutrina, com o cuidado de não esquecer aliturgia e a vivência cristã.
É o momento das celebrações nos encontros e de grandes celebrações com a comunidade catequética.
É instituído o catecumeno, isto é, aquele que ainda não recebeu o batismo.

Será chamado de Catequizando aquele candidato admitido que já tenha recebido o batismo e agora espera a primeira comunhão.

É hora de celebrar a entrada destas crianças, jovens e adultos na família catequética!


TERCEIRO PASSO É A PREPARAÇÃO ESPIRITUAL: ILUMINAÇÃO

É tempo de purificação e iluminação.
E tempo de reflexão e decisão.

Neste tempo temos 6 celebrações distintas e muito importantes. É a hora de conhecer os rituais da Igreja.

É hora de fomentar o desejo do Encontro com Cristo e do dom do Espírito Santo na Igreja.

É o tempo da celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã!

QUARTO PASSO É A VIDA PASTORAL: MISTAGOGIA

Este passo é uma excelente novidade: o encaminhamento do jovem cristão ao trabalho pastoral, por meio do catequista!

É tempo de experiência dos sacramentos recebidos.
Tempo de experiência na Comunidade.

É o tempo da iniciação aos mistérios de Cristo aos neófitos.

O catequista se torna o mistagogo. Não é um tempo doutrinário e sim devivência e testemunho de tudo que recebeu desde o início do catecumenato.

O objetivo deste tempo é que, o catequista que acompanhou todos os tempos do catecumenato e após os sacramentos de iniciação cristã, leve o catequizando a ingressar em uma pastoral, ou seja, servir a Igreja.

CELEBRAÇÕES NOS TEMPOS

Mensalmente para cada etapa – Celebração da Palavra
Semestralmente para todos – Celebração de Exorcismo e Bênção

Por fim, acaba aqui o meu relato destes dois dias de curso. No domingo será abordado a celebração da palavra e outros detalhes da metodologia nova e irá encerrar o curso, no entanto, não acaba aqui os estudos e as formações, que serão continuadas e permanentes.

Acrescente ao final os seus comentários, perguntas, pedidos, etc e clique em CURTIR se você gostou =)

Amanhã coloco as minhas impressões e mais alguns arquivos se necessário. Acompanhe meu facebook com as fotos ao vivo (rs) e matérias relacionadas.

Sagrada Família, rogai por nós!

Uma ideia sobre “Sejam Bem Vindos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *